Dr Roberto Zeballos Clinical Care
telefone (Emergencia)11 98233-3444
telefone 11 3082-4916 | 11 3064-8597

Jovem para sempre? Só depende de você…

Publicado em 6 de julho de 2015, por drzeballos


jovemprasempre

A receita para se manter eternamente jovem se baseia em:

1) dormir bem;

2) alimentar-se bem;

3) atividade física regular;

4) hábitos saudáveis (não fumar ou não consumir excesso de álcool etc.).

A principio parece simples, mas quando me deparo com os pacientes vejo que a coisa é bem mais complexa do que parece. Gostaria de comparar tal situação com o velho refrão de que para ganharmos o jogo “é só chutar a bola bem forte no ângulo”. Parece incrível, mas a dificuldade que as pessoas tem de seguir a receita acima é tão grande quanto a de um jogador acertar o ângulo, e eu explico porquê: Estes pacientes envelheceram no espírito…. Como o meu paciente vai dormir bem, se apesar de cansado, os problemas não param de bombardear sua cabeça? Ele é literalmente controlado por sua mente gerando insegurança, ansiedade e noites mal dormidas. É comum sonharmos com os fatos marcantes do dia. Muitas vezes estes pacientes sonham com fracassos que não ocorreram e acordam cabisbaixos e mal humorados. Ora, se o paciente esta ansioso, vai procurar prazeres na comida, bebida ou ainda no cigarro quando não em outras “válvulas de escape” piores. De que maneira um cara destes vai conseguir alimentar-se bem? Ou ainda vai ter disposição para uma atividade física regular. Como reverter o envelhecimento do espírito? Você pode e deve, urgentemente, aprender a se desligar.

Fica difícil não associar juventude eterna a um espírito eternamente jovem ou ainda a uma mente jovem. O que caracteriza vocês, jovens, é a sua potencialidade pura de escolher o que vai ser, o que vai realizar. É a sensação de estar sempre descobrindo o novo, o desconhecido. É a capacidade infinita de sonhar…Com o passar dos anos nos confrontamos com frustrações e começamos a envelhecer espiritualmente. Se ficarmos nos remoendo na frustração, nos culpando ou ainda não enfrentando a situação, fatalmente envelheceremos no espírito e conseqüentemente no corpo. Se ao invés disso, aprendermos com as experiências (frustrações ou alegrias), ai então manteremos a juventude (espírito jovem) associada a força da vivência. O mais legal de tudo isto é que cabe a nós a decisão de sofrer ou aprender, ou ainda de envelhecer ou de tornar-se um jovem maduro. O melhor de tudo é que vários estudos mostram que o otimismo é contagioso e pode ser aprendido.

Hoje está bem claro o reflexo da mente na saúde física. Basta observar pessoas, antes sadias, que desenvolvem surtos psicóticos. Em questão de semanas a aparência destes pacientes fica nitidamente envelhecida com o ganho de peso e até de cabelos brancos. Recentemente um estudo em um convento, que analisou detalhadamente os diários de centenas de freiras anciãs, revelou que aquelas com personalidade otimista, intelectual e alegre tinham menor chance de desenvolver a demência senil e pré-senil (mal de Alzheimer). Assim como sabemos que os otimistas e alegres tem menor risco para as mais diversas patologias, desde infarto agudo do miocárdio (popular “infarte”) aos mais diversos tipos de câncer. Ou seja, o estado de espírito age diretamente na saúde física.

Se somos nós que decidimos a qualidade do espírito e da mente, como mantê-lo eternamente jovem? Aqui vão umas dicas que com certeza irão ajudar, principalmente se você ainda é jovem cronologicamente.

a. Analise diariamente a sua rotina. Pergunte a si mesmo o que aprendeu naquele dia, o que te aborreceu e porque te aborreceu. Enfrente o problema sempre, nunca deixe para depois. Nunca se culpe (a culpa é o maior inimigo do espírito jovem) perdoe-se sempre. Se achar mais fácil escreva tudo em um papel ou diário antes de dormir. Isto vai te economizar anos de análise no futuro.

b. Descubra o que você gosta de fazer estipulando metas acessíveis. Se ainda não escolheu seus objetivos é porque não experimentou o suficiente. Viva intensamente, e quando experimentar algo que toque seu interior mais profundo, focalize aí. E siga em frente, sem medo de ser feliz. Esta será a sua meta, sua vocação, seu objetivo de vida.

c. Visualize suas metas e objetivos concretizados.

d. Diga toda noite, após 10 respirações profundas, que você terá uma noite de sono tranqüila e agradável, e que quer acordar com soluções (você não vai acreditar como isso funciona! Tente!).

e. Espreguiçar-se sempre antes de levantar ao acordar (como os animais!!).

Agora que temos recursos para manter o espírito jovem fica fácil seguir a receita para a juventude eterna.

1. Durma bem: É fato a associação de noites mal dormidas com as mais diversas doenças tais como envelhecimento precoce (por menor produção de hormônio do crescimento), fibromialgia (dores musculares crônicas e persistentes); fadiga crônica, síndrome do pânico, problemas intestinais (colon irritável), entre outras.

2. Alimente-se bem: Coma regularmente muitas frutas, verduras, grãos, castanhas e pelo menos um tipo de carne por refeição (bovina, peixe ou aves). Coma entre as refeições (uma fruta ou barra de cereal) e faça uma refeição leve no jantar. Faça as refeições com calma longe da televisão. Lembre-se, quanto mais colorido o seu prato mais “jovem” e saudável ele será.

Recentemente fiz uma análise detalhada das qualidades dos alimentos e conclui que todas evidências científicas apóiam o equilíbrio. Isto é, quanto mais variada a dieta sem exagerar em um tipo específico de nutriente, melhor. Além disso, tudo que o nosso organismo precisa esta disponível na natureza, e quando obtemos os nutrientes das fontes naturais, manipulamos estes nutrientes de maneira mais adequada (melhor do que nas vitaminas sintéticas). Obviamente isto era esperado, pois o nosso organismo foi programado para existir com nutrientes naturais.

3. Atividade física regular: Importante; descubra a atividade física que te dê prazer. Vários estudos mostram que a atividade física regular está associada a baixos índices de doença coronariana, câncer entre outras. Além disso o exercício regular estimula a liberação de endorfinas. Estas substâncias têm forte poder antidepressivo e dão uma sensação salutar de bem estar e equilíbrio. É comum após o esporte aquele ‘problemão’ virar um ‘probleminha’, pois passamos a olhá-lo por outro prisma, com mais serenidade e segurança.

4. Hábitos saudáveis: Está bem documentado que o consumo excessivo de álcool, tabaco, drogas, aumentam barbaramente a incidência de câncer e levam ao envelhecimento precoce. Portanto, inimigos mortais da boa saúde e da juventude.

Cuidado com falsas promessas: Muito em moda hoje nas academias é o hormônio do crescimento, creatina, assim como hormônios anabolizantes que literalmente transformam o corpo do usuário aumentando a massa muscular e melhorando a flacidez da mulher. O fato é que todas as evidências científicas apontam para toxicidade das mais variadas além do alto risco de aparecimento de câncer nos usuários destas substâncias. Portanto, apesar de um resultado estético imediato, a médio e longo prazo o preço a ser pago pode ser fatal.

Concluindo, tenha sempre em mente que por trás de um corpo jovem está uma mente e um espírito jovem, fonte da juventude eterna. Só depende de você!!!цена на смартфонавиаперевозки опасных грузовtopcargo разводseo продвижение ценаsites de vacances



Participe dessa discussão